Renda Irlandesa: Vida e Arte das Rendeiras Sergipanas é um documentário realizado nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Maruim e Divina Pastora, localizados no estado de Sergipe. O documentário é fruto de uma oficina de produção de vídeo com jovens em idade escolar, indicados pelas rendeiras dos respectivos municípios, que tem como objetivo, através do olhar desses alunos, documentar mulheres rendeiras sergipanas no âmbito da salvaguarda do modo de fazer renda irlandesa, tendo como protagonistas as próprias rendeiras e suas histórias de vida.

 

 

O projeto é resultado de um convênio celebrado entre a Bipolar Filmes, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (FUNCAJU) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN Sergipe) com supervisão realizada pelo Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira.

Após a realização de oficinas de roteiro, direção, som, cinematografia e linguagem audiovisual, os jovens, sob a supervisão e orientação de uma equipe técnica qualificada, participaram da realização do documentário em cada um dos quatro municípios sergipanos.